segunda-feira, 28 de maio de 2012

A arte de ensinar


Muita gente não sabe, mas eu quero ser professora de dança. Sim eu quero passar pra frente tudo o que eu aprender, que ver meus alunos crescendo, amadurecendo com a dança. Quero olhar para uma bailarina que acabou de fazer a melhor apresentação da sua vida e falar com orgulho "Ela é minha aluna".
As pessoas me dizem que estou arruinando minha vida, que não vou ganhar dinheiro, meus pais mesmo, odiaram essa ideia e sempre que podem tentam fazer eu desistir disso.
 Mas eu amo a dança, e amo ensinar, toda vez que eu tenho que ensinar alguma coisa para alguém na aula eu me esforço o máximo (Eu continuo fazendo aulas na turma de iniciantes, como monitora), e quando essa pessoa consegue, eu fico feliz por ela e por mim. Eu sempre tento pegar o jeitinho de cada professor meu, todos eles são ótimos, e eu quero poder ensinar meus alunos tão bem quanto eles estão me ensinando. Sempre que uma professora minha ensina algo de uma maneira diferente ou inovadora, eu digo pra mim mesma que vou ensinar desse jeito.
Sempre tento estar atualizada e bem informada no mundo da dança, tento conhecer todos os estilos de dança, todo tipo de bailarino.
Meu sonho é ver um aluno elogiando minha maneira de ensinar, e eu espero que um dia eu consiga.
As vezes eu observo uma professora minha dando aula e penso "É, eu poderia fazer isso pelo resto da minha vida".

terça-feira, 22 de maio de 2012

A Moda Bailarina


É pessoal, todos nós, bailarinos ou não, já percebemos que o ballet está na moda! Seja no inverno com meias-calças, sapatilhas, perneiras e casaquinhos de lã, ou no verão, com coques, saias delicadinhas.
O que facilitou muito a vida das bailarinas né? Você pode sair da aula de coque e meia-calça que ainda assim vai estar fashion.
Tudo começou com o filme "Cisne Negro", depois que os trailers do filme foram ao ar, essa moda bailarina simplesmente explodiu e vem crescendo cada dia mais, e não é apenas nas roupas e acessórios não! É como se fazer ballet estivesse na moda, até porque há dois anos não se ouvia falar tanto de dança, hoje em dia podemos ver alguma coisa que faça referência á dança em cada esquina.


Na coleção de inverno 2012 da Dior, o estilista Bill Gaytten preparou um desfile cheio de saias de tule, cintura marcada de meninas usando coque no cabelo. O que mais me chamou atenção no desfile foram as sapatilhas de ponta com salto.

  Esse sapato do Alexander McQueen e os tênis-sapatilha da New Order também são um arraso!

Saias curtinhas e de tecido molinho são peça-chave. Outra ideia bacana, tirada do universo das bailarinas, é a mistura de tons pastel com preto. Quem quer dar uma pitada de ousadia na produção, troca as sapatilhas por sapatos pesados ou plataformas.

  
 
 É meninas, o inverno está chegando, vocês vão querer apostar na moda bailarina? Eu com certeza vou usar e abusar, e aproveitar para usar algumas roupas de dança na rua, já que tenho mais roupa de dança do que roupas normais!



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Youth America Grand Prix


Acho que toda bailarina sabe o que é o YAGP e sonha com ele, mas para aqueles que não sabem, o Youth America Grand Prix (YAGP) é a maior competição mundial de estudantes que concede bolsas de estudo de ballet mais de $ 250.000 por ano em bolsas de estudo para escolas de dança líderes mundiais. A competição é realizada anualmente em todo o mundo e em Nova York, e é aberto a estudantes de dança de todos as nacionalidades.
No YAGP Brasil podem participar solistas, duo, pas de deux, trio e conjunto de todos os estados, tendo os mesmos entre 9 e 19 anos.
Os solistas tem que apresentar dois trabalhos: uma variação de repertório e um solo contemporâneo, neoclássico ou livre.



No Brasil, o Instituto Passo de Arte realiza há nove anos, com exclusividade, a seleção dos estudantes brasileiros para o YAGP/NY, e durante todo esse tempo cerca de 150 bailarinos do Brasil já conseguiram uma colocação de destaque nas principais escolas e companhias do exterior. “O bailarino brasileiro possui a fama de que tem a dança no corpo, o que auxilia na hora de ligar os movimentos com o ritmo. Sem dúvida isso é um fator muito relevante”, elogia a jurada e diretora do The Harid Conservatory (USA), Tara Mitton Catao.
Nas finais do YAGP desse ano em NY, o Brasil ganhou duas medalhas de bronze e uma de ouro, e colocações nos TOP 12 de quase todas as categorias.

 Bem gente, no meu studio, quatro meninas fizeram a seletiva em Santos, mas apenas uma passou, a Rafaela:
 Ela é o orgulho do nosso studio, mas infelizmente não pôde ir a NY, porque parece que não conseguiram o visto. Foi a maior mobilização pra conseguir patrocinadores, e quando finalmente conseguimos, recebemos a triste notícia de que ela não ia poder viajar. A Rafa ficou arrasada, mas vamos tentar de novo esse ano e eu espero que dê tudo certo!

E vocês? Já participaram da seletiva, ou ainda sonham com isso, como eu?

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Esmaltes inspirados em Ballet!


O post de hoje não vai ser algo sobre mim, decidi que hoje vou falar das coleções de esmalte inspiradas em ballet!

Uma das coleções que todo mundo já deve ter ouvido falar, é a da Avon.

São quatros esmaltes em tons clarinhos, todos com o nome relacionado a dança: Meia Ponta (nude cintilante), Laço de Fita (pink cintilante), Sapatilha (azul claro cremoso) e Ballet (bege cintilante). Se eu não me engano ainda estão disponiveis no catálogo por R$ 2,70 cada.
Eu não comprei nenhum ainda, mas gostei do Meia Ponta.

Outra coleção é uma que está sendo muito comentada, é a coleção do New York City Ballet da OPI.
São seis cores, cada uma mais linda que a outra! E os nomes são trocadilhos com palavras relacionadas a dança, super divertidos: Care to Danse? (Lilás), You Callin' Me a Lyre? (Rosinha suave), Barre My Soul (Nude), Pirouette My Whistle (Glitter prateado), Don't Touch My Tutu! (Branco), My Pointe Exactly (Cinza).
Eu procurei que nem uma doida um lugar para comprar essas belezuras e ainda não encontrei, mandei emails para umas seis lojas virtuais e até agora nada. Mas como é novo, espero que daqui a algum tempo eles já estejam a venda no Ebay ou alguma loja virtual americana (Que entregue para o Brasil, por favor!).
A coleção chegou às lojas em abril, ao preço de 8,50 dólares cada.

E aqui alguns esmaltes inspirados em ballet que eu achei, mas que são unitários:

Ballet - Passe Nati 

Balé - Beauty Color    

Bailarina - Masglo

Bailarina - Avon

   

PS: Procurei alguns Nail Arts de ballet pra colocar no post mas não achei nada! Um dia eu mesma faço e coloco aqui! 

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do post :)