terça-feira, 18 de dezembro de 2012

The Nutcracker


O Natal está chegando, e junto com ele todo esse clima de final de ano. Para as bailarinas não seria diferente! Sempre que chega o natal, nos lembramos de uma coisa: O quebra-nozes!
Aposto que um dos balés que toda bailarina quer dançar é o quebra-nozes, e no final do ano, para dar todo esse clima natalino!
Esse é de longe o meu repertório favorito, e ainda foi o primeiro que assisti (a versão do Kirov).
Sempre que chega dezembro eu assisto o quebra-nozes, é tão lindo!
Minha variação favorita dele é a fada açurada, meio clichê, mas eu amo! Principalmente a versão da Larissa Lezhnina:


Se não tiver o quebra-nozes, não é natal! Eu já assisti, fui a uma cessão especial do Cinemark, foi muito lindo.


domingo, 9 de dezembro de 2012

Encontro Catarinense de Dança


No dia 24 e 25 de novembro aconteceu o Encontro Catarinense de Dança, um festival aqui da minha cidade. Minha turma de jazz competiu com a nossa coreografia do menino maluquinhos e ganhamos terceiro lugar (com média de segundo!).
Foi muito legal e a organização do festival também estava de parabéns, todos muito bem humorados, o que ajudava a melhorar o nosso nervosismo antes de entrar no palco.

As turmas de ballet que eu sou monitora também dançaram na mostra não competitiva, aqui tem um video da turminha baby class:

Pena que só foram três meninas dessa turma, e eram 10 :(
Mas mesmo assim o trio delas ficou muito bonitinho!

sábado, 17 de novembro de 2012

Preguiça


Já sentiu aquela preguiça de ir pra aula de dança? Aquela moleza no corpo, que dá vontade de faltar?
Com certeza todos já sentiram, mas um conselho: Vá.
Nunca se renda a preguiça. Você pode ir se arrastando para a aula, mas com certeza vai sair feliz e pesando "ainda bem que eu fui".
Até porque eu tenho certeza de que quando você não vai, fica morrendo de remorso por não ter ido, não é mesmo?
Não precisamos nos sentir culpados por sentir preguiça de vez em quando. Todo mundo sente preguiça, até mesmo pelo que ama. Não é nenhum crime, mas temos que aprender a ser mais forte do que isso.

sábado, 13 de outubro de 2012

Deuserband


O Deuserband é um elástico alemão, feito para ajudar no alongamento.
Depois que descobri esse elástico na internet, ele  virou o meu mais novo sonho de consumo, porque se alongar com ele é muito melhor e muito mais produtivo do que se alongar sozinha.
Ele alonga tudo mesmo, até a alma, haha.


O único problema, é que ele é caro, achei pra vender aqui e está custando 180 reais. Na amazon está custando 17 euros, que deve sair um pouco mais barato, só que tem o frete :/

Mas e vocês, sentem vontade de experimentar o Deuserband? Eu tô doidinha pra usar!

domingo, 16 de setembro de 2012

Santa Catarina Dança

Dia primeiro de setembro eu participei do Santa Catarina Dança, como bailarina e pela primeira vez como monitora. Foi muito divertido!
As pequeninas deram trabalho no camarim, mas no fim deu tudo certo, acho que estou pegando o jeito!
 Quando vi elas no palco, pela coxia, até saiu uma lagrima, de tão lindas. Sabe aquele sentimento de orgulho? Então.

Eu me coloquei no lugar delas, lembrando da minha primeira apresentação também, e me deu uma nostalgia...

 E depois de uma tarde cansativa cuidando delas, ainda tive a competição a noite, como bailarina. Competimos com a coreografia "O Menino Maluquinho", Mas infelizmente não conseguimos ficar entre os três primeiros colocados, nossa nota foi para o quarto lugar.
Mas valeu a pena, foi a primeira competição do ano, e foi muito divertido.


E ganhamos um porta sapatilha da Dina Nina muito fofo, uma medalha e certificado, além de termos feito novas amizades no festival.

E que venha o próximo!

Festival de Dança de Joinville

Meio atrasado né? Mas é que eu estava muito sem tempo de postar aqui, com trabalhos de escola, ensaios extras, festivais, provas... Eu já estava ficando louca, mas agora consegui um tempinho livre e vou falar da minha viagem ao Festival de Dança de Joinville.

"Em oito noites os bailarinos demonstram o que sabem fazer de melhor em sete gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares.
Quem decide quais grupos sobem ao palco do Centreventos são os curadores artísticos do Festival de Dança. Depois, durante o evento, jurados renomados escolhem os melhores em cada gênero e sub-gênero. Os primeiros colocados sobem ao palco mais uma vez na Noite dos Campeões para dançar a vitória colhida após tantos meses de dedicação." - Site do Festival

E também tem os palcos abertos, o festival meia ponta, a mostra contemporânea...
Durante esses oito dias, a cidade de Joinville é dominada pelo mundo da dança.


Esse ano eu fui para o festival pelo terceiro ano consecutivo, mas desta fez fui duas vezes, uma com meu grupo de jazz e outra de carro com duas amigas minhas. Foi perfeito!

Consegui assistir a vários palcos abertos e uma noite competitiva, de ballet e jazz avançado, estava muito lindo!
E duas meninas do nosso studio participaram do meia ponta, e uma delas ganhou segundo lugar em variação feminina de repertório com Paysan, parabéns Larissa!
 A novidade foi a árvore de sapatilhas Itau, se você fizesse um check-in pelo foursquare e fosse para a fila, ganhava um parde sapatilhas! Claro que não perdi essa!

E o melhor de tudo, as comprinhas na feira da sapatilha! Toda bailarina adora comprar coisa de dança não é mesmo? E a feira da sapatilha desperta nosso espírito consumista! Quase fiquei pobre, ou melhor, minha mãe quase ficou pobre...

Quem não foi, tem que tentar ir no ano que vem! A cada ano o festival fica mais bonito e com mais novidades, são oito dias onde a gente respira, come e vive dança.


                   "Pra dançar dançar dançar e ser feliz, festival de emoções do meu país!"

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Monitora


Bem, vocês ainda não sabem, mas há algumas semanas, eu virei monitora das turmas de Baby Class e Preparatório 1 e 2 do meu studio. Nem preciso falar que quando a professora me chamou eu pulei de alegria né? É um ótimo treinamento para quando eu me tornar professora.
Quando cheguei no meu primeiro dia, estava meio tímida, porque não conhecia as crianças ainda e não sabia muito bem o fazer, mas a professora Michelle (que também é uma das minhas professoras de jazz) me ajudou bastante, e as crianças então! Sabe como é criança né? Acabou de te conhecer e já diz que te ama, elas são muito fofas.
 Eu gosto muito de ensinar as coisas pra elas, e também do jeito que elas me tratam, como se eu fosse uma inspiração pra elas, aquela coisa de "quando eu crescer quero ser igual a você", e ao mesmo tempo elas me tratam como se eu fosse a melhor amiga delas. Gosto muito de crianças porque elas são sinceras, se elas não gostam de alguma coisa, elas falam, sem vergonha nenhuma.
É claro que as vezes é difícil controlá-las, mas mesmo nos dias mais difíceis, elas me animam.
E agora todo lugar da escola que eu passo vem um monte de meninas me cumprimentar e me chamar de "prof" (nem preciso dizer que eu adoro né?), já estão me apelidando de rainha dos baixinhos!
Bem, eu só queria falar pra vocês o quanto eu estou gostando de ser monitora das minhas pequenas, já até me imagino dando aula no futuro...


domingo, 1 de julho de 2012

Dance Moms!

No Brasil é muito raro achar alguém que goste ou que pelo menos já tenha ouvido falar de "Dance Moms". Eu conheci o seriado graças aos tumblrs americanos de dança que eu sigo, e me apaixonei logo de cara.

Dance Moms é um reality show americano que mostra a vida de 6 bailarinas, entre seis e treze anos e de suas mães (como o próprio nome do seriado já diz). Elas são treinadas pela assustadora Abby Lee Miller, e logo no primeiro episódio Abby decide fazer uma "pirâmide" com as garotas, onde as que dançaram melhor ficam em cima e as que foram em mal ficam em baixo, e também conta que elas terão que fazer uma coreografia nova a cada semana, sem falar dos solos, duos e trios. Já deu para perceber que vai rolar muito drama não é? Principalmente por causa das mães, você deve conhecer pelo menos uma mãe assim em seu studio, aquela que faz tudo para a filha ficar no topo.


O seriado fez tanto sucesso que já está na segunda temporada, (que teve uma breve pausa em abril mas já está voltando!) e também foi criado um spin off "Dance Moms Miami", com bailarinos de Miami, e uma novidade: um menino no cast! E temos dois professores muito bons, Angel Armas e Victor Smalley! (Sim! O Victor Smalley de SYTYCD!). O diferencial de Dance Moms Miami, na minha opnião, é que os professores se importam mais com as crianças, e são como pais para elas.

Aqui estão alguns videos:
                                                                    Dance Moms


Dance Moms Miami

 



A parte ruim é que não tem legendado, então é só para aqueles que falam inglês ou querem apenas ver as coreografias. Para quem quer baixar eu recomento este site.

Bem, eu já virei fã! E vocês, vão assistir?

domingo, 24 de junho de 2012

A Dança nos EUA

Qualquer um que parar pra assitir SYTYCD, dance moms, ou videos no Your Dance Channel, vai perceber que o jeito que os americanos dançam é um pouco diferente. Eles tem mais modalidades, como o lyrical (que acabou de chegar no Brasil), e o acro, que vem de "acrobacias" mesmo, e é uma mistura de ginástica rítimca, artística e dança.
Lá todo mundo que dança, dança de tudo! E quando eu falo tudo, é tudo mesmo: Jazz, ballet, acro, sapateado, hip hop e etc.
E todo mundo dança desde muito cedo, aos dois anos. E os destaques geralmente são para bailarinos mais jovens mesmo. Lá eles também fazem muito mais solos, é incomum ver alguém que nunca fez um solo.


Eles fazem muito mais piruetas, saltos e giros, e usam vários passos que aqui no Brasil acho que eu nunca vi usarem. Eu me encantei com o estilo deles, e ficava  tentando fazer tudo mas como eu não conhecia ficava difícil, mas então eu achei o KBM Talent, um canal de uma professora de dança, mãe da Autumn Miller (uma bailarina bem jovem que ficou famosa com seus videos na internet), que ensina vários passos de dança.
Para passos de ginástica e acro eu achei o Fit for a feast.

Aqui um video de dança dos EUA que eu gosto bastante:


E vocês, gostam do estilo americano?

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ilustrações de Noemi Manalang

Vai dizer que você não se apaixonou pelo desenho acima? Eu descobri pelo blog O meu repertório as ilustrações de ballet da Noemi Manalag. São todas em aquarela e muuuito fofas e delicadas!
Me apaixonei e algumas já viraram plano de fundo de tudo.
Selecionei algumas pra colocar aqui, mas tem várias no blog dela.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sapatilha de Ponta da Nike?

Não, não é montagem! A "Nike Arc Angels" é uma projeto da estudante de design Guercy Eugene. Assim que vi essa foto no facebook corri para pesquisar mais, achei pouca coisa sobre a tal sapatilha, mas pelo que eu entendi, ela tem o objetivo de reduzir o impacto nos pés dos bailarinos, e tem uma faixa elástica para dar maior sustentação aos tornozelos, e tem até um redutor de ruídos!
Acho que alguns professores mais tradicionais não iriam gostar muito, mas eu estou louca para experimentar! Claro que ela só poderia ser usada em aulas, e ainda assim o design não facilita muito. Mas infelizmente ela ainda não está sendo fabricada, pois a Nike ainda não comprou o projeto, mas eu espero que vire realidade! 
E vocês, gostariam de experimentar essa sapatilha "diferente"?

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A arte de ensinar


Muita gente não sabe, mas eu quero ser professora de dança. Sim eu quero passar pra frente tudo o que eu aprender, que ver meus alunos crescendo, amadurecendo com a dança. Quero olhar para uma bailarina que acabou de fazer a melhor apresentação da sua vida e falar com orgulho "Ela é minha aluna".
As pessoas me dizem que estou arruinando minha vida, que não vou ganhar dinheiro, meus pais mesmo, odiaram essa ideia e sempre que podem tentam fazer eu desistir disso.
 Mas eu amo a dança, e amo ensinar, toda vez que eu tenho que ensinar alguma coisa para alguém na aula eu me esforço o máximo (Eu continuo fazendo aulas na turma de iniciantes, como monitora), e quando essa pessoa consegue, eu fico feliz por ela e por mim. Eu sempre tento pegar o jeitinho de cada professor meu, todos eles são ótimos, e eu quero poder ensinar meus alunos tão bem quanto eles estão me ensinando. Sempre que uma professora minha ensina algo de uma maneira diferente ou inovadora, eu digo pra mim mesma que vou ensinar desse jeito.
Sempre tento estar atualizada e bem informada no mundo da dança, tento conhecer todos os estilos de dança, todo tipo de bailarino.
Meu sonho é ver um aluno elogiando minha maneira de ensinar, e eu espero que um dia eu consiga.
As vezes eu observo uma professora minha dando aula e penso "É, eu poderia fazer isso pelo resto da minha vida".

terça-feira, 22 de maio de 2012

A Moda Bailarina


É pessoal, todos nós, bailarinos ou não, já percebemos que o ballet está na moda! Seja no inverno com meias-calças, sapatilhas, perneiras e casaquinhos de lã, ou no verão, com coques, saias delicadinhas.
O que facilitou muito a vida das bailarinas né? Você pode sair da aula de coque e meia-calça que ainda assim vai estar fashion.
Tudo começou com o filme "Cisne Negro", depois que os trailers do filme foram ao ar, essa moda bailarina simplesmente explodiu e vem crescendo cada dia mais, e não é apenas nas roupas e acessórios não! É como se fazer ballet estivesse na moda, até porque há dois anos não se ouvia falar tanto de dança, hoje em dia podemos ver alguma coisa que faça referência á dança em cada esquina.


Na coleção de inverno 2012 da Dior, o estilista Bill Gaytten preparou um desfile cheio de saias de tule, cintura marcada de meninas usando coque no cabelo. O que mais me chamou atenção no desfile foram as sapatilhas de ponta com salto.

  Esse sapato do Alexander McQueen e os tênis-sapatilha da New Order também são um arraso!

Saias curtinhas e de tecido molinho são peça-chave. Outra ideia bacana, tirada do universo das bailarinas, é a mistura de tons pastel com preto. Quem quer dar uma pitada de ousadia na produção, troca as sapatilhas por sapatos pesados ou plataformas.

  
 
 É meninas, o inverno está chegando, vocês vão querer apostar na moda bailarina? Eu com certeza vou usar e abusar, e aproveitar para usar algumas roupas de dança na rua, já que tenho mais roupa de dança do que roupas normais!



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Youth America Grand Prix


Acho que toda bailarina sabe o que é o YAGP e sonha com ele, mas para aqueles que não sabem, o Youth America Grand Prix (YAGP) é a maior competição mundial de estudantes que concede bolsas de estudo de ballet mais de $ 250.000 por ano em bolsas de estudo para escolas de dança líderes mundiais. A competição é realizada anualmente em todo o mundo e em Nova York, e é aberto a estudantes de dança de todos as nacionalidades.
No YAGP Brasil podem participar solistas, duo, pas de deux, trio e conjunto de todos os estados, tendo os mesmos entre 9 e 19 anos.
Os solistas tem que apresentar dois trabalhos: uma variação de repertório e um solo contemporâneo, neoclássico ou livre.



No Brasil, o Instituto Passo de Arte realiza há nove anos, com exclusividade, a seleção dos estudantes brasileiros para o YAGP/NY, e durante todo esse tempo cerca de 150 bailarinos do Brasil já conseguiram uma colocação de destaque nas principais escolas e companhias do exterior. “O bailarino brasileiro possui a fama de que tem a dança no corpo, o que auxilia na hora de ligar os movimentos com o ritmo. Sem dúvida isso é um fator muito relevante”, elogia a jurada e diretora do The Harid Conservatory (USA), Tara Mitton Catao.
Nas finais do YAGP desse ano em NY, o Brasil ganhou duas medalhas de bronze e uma de ouro, e colocações nos TOP 12 de quase todas as categorias.

 Bem gente, no meu studio, quatro meninas fizeram a seletiva em Santos, mas apenas uma passou, a Rafaela:
 Ela é o orgulho do nosso studio, mas infelizmente não pôde ir a NY, porque parece que não conseguiram o visto. Foi a maior mobilização pra conseguir patrocinadores, e quando finalmente conseguimos, recebemos a triste notícia de que ela não ia poder viajar. A Rafa ficou arrasada, mas vamos tentar de novo esse ano e eu espero que dê tudo certo!

E vocês? Já participaram da seletiva, ou ainda sonham com isso, como eu?

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Esmaltes inspirados em Ballet!


O post de hoje não vai ser algo sobre mim, decidi que hoje vou falar das coleções de esmalte inspiradas em ballet!

Uma das coleções que todo mundo já deve ter ouvido falar, é a da Avon.

São quatros esmaltes em tons clarinhos, todos com o nome relacionado a dança: Meia Ponta (nude cintilante), Laço de Fita (pink cintilante), Sapatilha (azul claro cremoso) e Ballet (bege cintilante). Se eu não me engano ainda estão disponiveis no catálogo por R$ 2,70 cada.
Eu não comprei nenhum ainda, mas gostei do Meia Ponta.

Outra coleção é uma que está sendo muito comentada, é a coleção do New York City Ballet da OPI.
São seis cores, cada uma mais linda que a outra! E os nomes são trocadilhos com palavras relacionadas a dança, super divertidos: Care to Danse? (Lilás), You Callin' Me a Lyre? (Rosinha suave), Barre My Soul (Nude), Pirouette My Whistle (Glitter prateado), Don't Touch My Tutu! (Branco), My Pointe Exactly (Cinza).
Eu procurei que nem uma doida um lugar para comprar essas belezuras e ainda não encontrei, mandei emails para umas seis lojas virtuais e até agora nada. Mas como é novo, espero que daqui a algum tempo eles já estejam a venda no Ebay ou alguma loja virtual americana (Que entregue para o Brasil, por favor!).
A coleção chegou às lojas em abril, ao preço de 8,50 dólares cada.

E aqui alguns esmaltes inspirados em ballet que eu achei, mas que são unitários:

Ballet - Passe Nati 

Balé - Beauty Color    

Bailarina - Masglo

Bailarina - Avon

   

PS: Procurei alguns Nail Arts de ballet pra colocar no post mas não achei nada! Um dia eu mesma faço e coloco aqui! 

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do post :)                         


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Como tudo começou


Bem, para o primeiro post eu decidi contar como eu fui (tardiamente) introduzida ao mundo da dança!
Quando eu tinha uns cinco ou seis anos, a escola onde eu estudava decidiu aproveitar uma sala que não estava sendo usada para montar uma sala de dança, contratou uma professora de dança (eu particularmente gostava muito dela) e distribuiu bilhetinhos para as meninas avisando que a escola teria aulas de dança. Eu naquela época já era gordinha, e minha mãe não queria que eu entrasse por causa disso, mas eu insisti, porque todas as minhas amiguinhas estavam entrando, e um dia finalmente chegou a minha vez.
Era uma mistura de ballet com jazz, bem fraquinho, mas era divertido. Foram uns seis meses de aula até as apresentações começarem, era uma coreografia fofinha de emilia, do sitio do picapau amarelo (ainda devo ter essa roupinha em algum lugar!). Era tudo muito legal, eu adorava, mas então no meu segundo ano de dança eles trocaram a professora, e ela era uma carrasca, não ensinava direito e ainda gritava com a gente, depois de tantas reclamações o colégio trocou de professora mais umas três vezes, foi confuso mas tinhamos uma apresentação com uma nova coreografia preparada. Bem no dia da apresentação eu mudei de cidade, eu ainda era uma criança e com todas as coisas da mudança e escola nova, eu acabei esquecendo da dança.
E então, com treze anos, minha melhor amiga já dançava há uns dois anos, e me convidou para entrar na turma de jazz dela. Eu entrei, sem nenhuma expectativa, e até os primeiros quatro meses eu ainda não estava tão envolvida, até a gente viajar para o festival de dança de joinville. Lá é tão mágico, tudo é dança! E eu acabei sendo sugada de vez para o mundo da dança, no outro ano comecei aulas extras de alongamento, e então fui para turmas mais avançadas de jazz e resolvi entrar no ballet. Hoje a dança não é só mais um hobby pra mim, é a minha vida! Me arrependo de não ter voltado para a dança antes, mas estou recuperando o tempo perdido!

domingo, 29 de abril de 2012

Vivendo através da dança


Olá pessoal, eu me chamo Marina Tozo, e eu decidi criar esse blog para compartilhar com as pessoas o meu amor pela dança. O nome do blog é Living Through Dance (vivendo através da dança) porque pra mim, a daça é tudo, é o que me faz ter mais vontade de viver a cada dia. Mesmo com toda a dor, e todas as dificuldades, eu nunca vou deixar de amar a dança. Pra mim é difícil porque não tenho o corpo certo, estou acima do peso, e todos os dias tenho que encarar isso na frente de uma sala cheia de espelhos e professores me julgando. E eu também comecei tarde, o que me prejudicou um pouco, eu comecei a dançar jazz aos 13 anos, e ballet aos 15 (tenho 16). Mas mesmo assim, a dança é muito mais do que um hobby pra mim, é a minha vida inteira. E é por isso que hoje, 29 de abril, dia internacional da dança, estou criando esse blog, para poder falar um pouquinho sobre a coisa que mais amo no mundo! Eu também vou postar videos, mostrando minha rotina de dança, festivais e etc.
Eu espero que vocês, sendo bailarinos ou não, gostem do meu blog :)